SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE JUCATI-PE
ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR ELIEL PEIXOTO DE MELO
Autora: Anna Débora Ferreira dos Santos
PROJETO PEDAGÓGICO: COPA DO MUNDO: No campo dos gêneros textuais um passe para novas descobertas.
Jucati-PE
Maio/2010
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO DE JUCATI-PE
ESCOLA
MUNICIPAL VEREADOR ELIEL PEIXOTO DE MELO
PROJETO
PEDAGÓGICO: COPA DO MUNDO: No campo
dos gêneros textuais um passe para novas descobertas.
Projeto de Leitura e Produção de Textos:
COPA DO MUNDO: No campo dos gêneros
Textuais um passe para novas descobertas,
desenvolvido na Escola Municipal Vereador Eliel Peixoto de Melo do Município de
Jucati – PE como pré-requisito para
obtenção de certificação do GESTAR II, com base nas diretrizes do programa.
Jucati-PE
Maio/2010
TEMÁTICA: Motivação da leitura e produção dos gêneros
textuais através de temas contextualizados.
Justificativa:
A partir de exercícios
realizados como exigência do programa a ser cumprido pelo Gestar II,
identificou-se um entrave de aprendizagem no que diz respeito ao trabalho com
os gêneros textuais, a maioria dos discentes, não possuíam o hábito de leitura e escrita, surgiu a necessidade
de desenvolver um projeto que incentivar-se
gosto pela leitura; como em junho e julho , nenhum assunto vai
ser tão comentado no Brasil quanto a Copa do Mundo de futebol, criou-se a
perspectiva de explorar o torneio em
toda sua dimensão educativa e nesse contexto encontramos espaço para motivar nosso alunos a trabalhar com vários
gêneros textuais (música, poesia,relatos históricos,conto,memórias,textos
publicitários etc) desenvolvendo dessa forma as potencialidades, habilidades e
criatividades dos mesmos.
Fundamentação
Teórica:
O presente projeto fundamenta sua
perspectiva de abordagem num referencial especificamente de leitura e produção
de textos, que norteará o estudo e análise das de diversos gêneros textuais, inclusive
os propostos pelo GESTAR II com o enfoque em um tema atual e de interesse dos
alunos que é a Copa do mundo de futebol; evento que propicia várias
possibilidades educacionais através desse esporte tido como “paixão nacional”.
Entre as atribuições da
escola, ressalta-se a de fazer com que o alunado desenvolva a competência de
leitura e produção textual a qual é essencial para desempenho escolar e para que no futuro possa
alcançar pleno êxito em sua vida em sociedade.Por isso surge a necessidade do
trabalho com os gêneros textuais o qual deve permitir ao falante estabelecer quadros
de sentidos e comportamentos nas diferentes situações de comunicação com as
quais se depara.
Dominar os gêneros textuais possibilita ao individuo adequar-se de forma
eficiente as várias situações da comunicação. Tornando-se mais proficiente
neste domínio ele terá sucesso nos atos de linguagem e nas suas práticas
sociais.Deve-se salientar que o estudo da produção de texto apresenta resultado
satisfatório quando se propicia ao aluno contato com uma diversidade textual que
circula socialmente, inclusive aqueles que expressam opinião. Os quais devem
ser frequentemente retomados, aprofundados e ampliados, de acordo com a série,
com grau de maturidade dos alunos, com suas habilidades linguísticas e com a
área temática de seus interesses. Visto dessa perspectiva, podemos dizer
que a linguagem é uma forma de interação. Assim sendo, o indivíduo, ao utilizar
a linguagem tem que esta apto a adapta - lá de acordo com a situação
sociocomunicativa, uma vez que este sujeito está inserido na sociedade e dentro
de vários contextos, formal e informal.Cabe, portanto, ao professor promover a
ampliação desse contato com os mais variados tipos de gêneros textuais, inclusive
os orais e não-verbais, sugerindo aos educandos que os identifique e até mesmo
que pesquisem, em seu contexto social e de vida, outros exemplos de textos
representativos.
Por fim, é desejo de todo profissional em língua portuguesa que a sala
de aula transforme-se numa oficina de textos na qual os alunos dominem e sintam
prazer no ato da leitura e produção
textual. Esse trabalho é mais eficaz quando partimos de temas motivadores e
contextualizados. Efetivando-se assim, o ensino dos gêneros textuais.
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver
o olhar literário, poético possibilitando que os alunos sejam motivados a ler e
escrever prazerosamente,
assim como investigar, entender e discutir os textos trabalhados, familiarizando-se com os gêneros textuais; integrando as palavras e o futebol, possibilitando que os alunos possam conhecer a história desse esporte de capacidade mobilizadora, o qual extrapolando a sua condição de prática esportiva apresenta-se como fenômeno cultural brasileiro. Dessa maneira lúdica e contextualizada, prepará-los para a leitura e produção dos gêneros textuais, fazendo uso da língua culta, aprimorando-a,e principalmente, despertando o hábito da leitura.
assim como investigar, entender e discutir os textos trabalhados, familiarizando-se com os gêneros textuais; integrando as palavras e o futebol, possibilitando que os alunos possam conhecer a história desse esporte de capacidade mobilizadora, o qual extrapolando a sua condição de prática esportiva apresenta-se como fenômeno cultural brasileiro. Dessa maneira lúdica e contextualizada, prepará-los para a leitura e produção dos gêneros textuais, fazendo uso da língua culta, aprimorando-a,e principalmente, despertando o hábito da leitura.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Língua portuguesa
·
Promover
primordialmente a leitura e a escrita de gêneros textuais diversos (música,poesia,relatos
históricos,conto,memórias,textos publicitários etc);
·
Desenvolver
o hábito da leitura de maneira prazerosa e espontânea;
·
Elevar o
nível de aprendizagem dos educandos, nas diversas áreas do
conhecimento;
·
Demonstrar situações por
meio de filmes e comentários;
·
Proporcionar momentos de
leituras com textos reflexivos direcionados à motivação;
·
Promover o trabalho da
pesquisa entrevista e das leituras diversas;
·
Priorizar a
leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;
·
Valorizar e
utilizar a linguagem de acordo com a situação sociocomuticativa, bem como as
diferentes formas de falar, pensar e agir do indivíduo.
·
Perceber que
o estudo da gramática dar- se- á no contexto do texto;
·
Viabilizar a produção
textual para a publicação;
·
Publicar a produção textual
e demais resultados do projeto.
Pluralidade Cultural
·
Perceber o
futebol como um dos elementos mais marcantes da cultura brasileira.
Ética
- Incentivar o debate sobre ética, respeito às diferenças e consumo.
- Valorizar o companheirismo e o espírito de equipe em diversas
atividades.
Meio ambiente
·
Observar no meio ambiente
as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas,decoração em geral) analisando
os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).
Artes
·
Conhecer,cantar
e apresentar coreografias de músicas que abordam o
tema
futebol;
·
Analisar os mascotes das Copas que retratam os países-sedes e
criar um para representar o Brasil.
·
Estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais
encontradas na decoração da Copa.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido por meio da interdisciplinaridade. O nosso público abrangente se constitui de três turmas do Ensino Fundamental, especificamente a 6ª A, 6ª B e a 7ª série do período Vespertino.
As atividade serão feitas de maneira descontraída, fazendo com que os alunos se sintam estimulados para ler cada vez mais e com mais qualidade a partir de Palestras, Filmes, Gincanas, Pesquisas, Leituras e Produções de Textos que posteriormente serão publicados num blog para reconhecimento de toda a comunidade escolar assim como, toda a comunidade de internautas. Ressaltamos ainda, que também será encadernada a coletânea de textos das referidas turmas para fazer parte do acervo da sala de leitura. Desenvolvendo assim a oralidade, o vocabulário, a compreensão dos gêneros textuais e a interatividade entre os alunos.
RESULTADO
ESPERADO:
§ Autonomia dos alunos na busca de gêneros textuais variados
para leitura extraclasse;
§ Saber que todo o processo de aprendizagem nasce e
culmina com a leitura;
§ Produção de textos de gêneros textuais diversos coerentes,
coesos e criativos;
§ Alunos leitores capazes de influenciar na sua
própria aprendizagem, na escolha e hábito pela leitura.
§ Expressar-se diante de diferentes interlocutores;
§ Dramatizar (encenar textos);
§ Desenvolver o senso crítico;
§ Expressar-se oralmente com clareza, objetividade e
postura.
AVALIAÇÃO:
Os
alunos serão avaliados processualmente de forma contínua e progressiva,
diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e assimilação de cada
educando, como: participação, interesse, motivação e desenvolvimento das
atividades.
RECURSOS
E MEIOS PARA A EXECUÇÃO
§ Aquisição de material didático: De acordo com a
necessidade;
§ Internet;
§ Câmera fotográfica;
§ Recurso pedagógico facilitador: livros, fita adesiva,
cartolinas, cola, impressora, papel sulfite, tesoura, etc.
Culminância
Recital
de textos selecionados entre os gêneros textuais pesquisados com o tema futebol
e os produzidos nas turmas.
Apresentação de
dramatização e coreografia envolvendo o tema abordado.
Exposição de mural com memórias da Copa e do projeto.
Coral do Hino Nacional
Brasileiro.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
GESTAR
- Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Gestar II. Língua Portuguesa. Caderno
de Teoria e Prática. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,
2010.
Anexos
Segue em
anexo alguns dos textos que serão trabalhados durante o projeto.
Autora: Professora Anna Débora
Ferreira dos santos
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