Escola:
Aluno (a):
Série:
|
Leia o texto a seguir para responder às questões propostas:
Ler, escrever e fazer conta de cabeça
“A professora gostava de vestido
branco, como os anjos de maio. Carregava sempre um lenço dobrado dentro do
livro de chamada ou preso no cinto, para limpar as mãos, depois de escrever no
quadro-negro. Paninho bordado com flores, pássaros, borboletas. Ela passava o
exercício e, de mesa em mesa, ia corrigindo. Um cheiro de limpeza coloria o ar
quando ela passava. Sua letra, como era bem desenhada, amarradinha uma na
outra!.
(...)
Ninguém tinha maior paciência, melhor sabedoria, mais encanto. E
todos gostavam de aprender primeiro, para fazê-la feliz. Eu, como já sabia ler
um pouco, fingia não saber e aprendia outra vez. Na hora da chamada, o silêncio
ficava mais vazio e o coração quase parado, esperando a vez de responder
“presente”. Cada um se levantava, em ordem alfabética e, com voz alta, clara,
vaidosa, marcava sua presença e recebia uma bolinha azul na frente do nome. Ela
chamava o nome por completo, com o pedaço da mãe e o pedaço do pai. Queria ter
mais nome, pra ela me chamar por mais tempo.
O giz, em sua mão, mais parecia um pedaço de varinha mágica de
fada, explicando os mistérios. E, se economizava o quadro, para caber todo o
ponto, nós também aproveitávamos bem as margens do caderno, escrevendo nas
beiradinhas das folhas. Não acertando os deveres, Dona Maria elogiava a letra,
o raciocínio, o capricho, o aproveitamento do caderno. A gente era educado para
saber ser com orgulho. Assim, a nota baixa não trazia tanta tristeza.
(...)
Nas aulas de poesia, Dona Maria caprichava. Abria o caderno, e não
só lia os poemas, mas escrevia fundo em nossos pensamentos as ideias mais
eternas. Ninguém suspirava, com medo da poesia ir embora: Olavo Bilac, Gabriela
Mistral, Alvarenga Peixoto e “Toc, toc, tamanquinhos”. Outras vezes declamava
poemas de um poeta chamado Anônimo. Ele escrevia sobre tudo, mas a professora
não falava de onde vinha nem onde tinha nascido. E a poesia ficava mais
indecifrável.”
QUEIRÓS,
Bartolomeu Campos de. Ler, escrever e fazer conta de cabeça.
São Paulo: Global, 2004. pp. 34-35.
1. Pelo
texto é possível inferir que o narrador:
a) ( ) Se interessava mais pela professora, seu
modo de se vestir e escrever no quadro, do que pela aula em si.
b) ( ) Tinha uma profunda admiração pela
professora e se esforçava em aprender, também, para agradá-la.
c) ( ) Não se interessava pelas aulas que não
fossem de poesia.
d) ( ) Era o melhor aluno da classe.
2. Assinale o trecho em que o autor usa o
recurso da comparação para descrever poeticamente a forma como ele via o gosto
da professora se vestir:
a) ( ) Carregava
sempre um lenço dobrado dentro do livro de chamada ou preso no cinto, para
limpar as mãos, depois de escrever no quadro-negro.
b) ( ) Paninho
bordado com flores, pássaros, borboletas.
c) ( ) A
professora gostava de vestido branco, como os anjos de maio.
d) ( ) O
giz, em sua mão, mais parecia um pedaço de varinha mágica de fada, explicando
os mistérios.
3. Assinale o trecho em que está expressa uma
relação de finalidade:
a) ( ) E todos gostavam de aprender primeiro, para
fazê-la feliz.
b) (
) Ninguém
tinha maior paciência, melhor sabedoria, mais encanto.
c) ( ) O
giz, em sua mão, mais parecia um pedaço de varinha mágica de fada, explicando
os mistérios.
d) ( ) Ela chamava o nome por completo, com o
pedaço da mãe e o pedaço do pai.
4. Responda V para
verdadeiro e F para falso:
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não verbal.
( ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não verbal.
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não verbal.
( ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não verbal.
5. Por meio do trecho “E a poesia ficava mais
indecifrável.”, é possível inferir:
a) ( ) Para o narrador, o
nome do autor dos poemas é fundamental para compreendê-las.
b) ( ) A professora lia poesias muito difíceis para
seus alunos.
c) ( ) O fato de ser indecifrável, para o narrador, é inerente à poesia
e, como o “autor chamado Anônimo” tratava de temas diversos e não era possível
saber sua origem, essas poesias eram ainda mais indecifráveis.
d) ( ) Ele não gostava das poesias do “Anônimo”,
porque não as conseguia compreender.
6. No trecho “A gente era educado para saber
ser com orgulho. Assim, a nota baixa
não trazia tanta tristeza.”, o termo em destaque pode ser substituído, sem
alterar o sentido, por:
a) ( )Entretanto. b)( )Desse
modo. c)( ) Mas. d)( )Ainda
que.
7. A ideia de proporção sugerida pelo trecho “E, se economizava o quadro, para
caber todo o ponto, nós também aproveitávamos bem as margens do caderno,
escrevendo nas beiradinhas das folhas.” significa que:
a) ( ) À medida que a professora economizava espaço
para escrever no quadro, os alunos economizavam espaço em seus cadernos.
b) ( ) A
condição para que os alunos escrevessem menos era a de que a professora
diminuísse o tamanho de sua letra no quadro.
c) ( ) Os
alunos escreviam fora das margens para economizar o caderno porque a professora
pedia, escrevendo sem deixar espaços no quadro.
d) ( ) Os
alunos não deviam escrever nas “beiradinhas das folhas”, mas como a professora
não fazia margens no quadro, eles não respeitavam as do caderno.
8.
Assinale a alternativa que apresenta
somente exemplo de emprego da linguagem não verbal:
(B) semáforo – mímica – libras
(C) Braile – jornal impresso – carta
(D) placas de trânsito – e-mail – revistas
(E) conversa ao telefone – livros – revistas em quadrinhos
9.Preencha
os parênteses com V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) A linguagem verbal faz uso da palavra escrita ou falada.
( ) A linguagem mista é o emprego simultâneo de palavras escritas
ou faladas e de imagens.
( ) A linguagem não verbal só pode ser empregada através de
gestos.
( ) É possível transmitir uma informação, empregando apenas
gestos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário